5 passos para estruturar uma apresentação

Uma apresentação de alto impacto gera muitos resultados profissionais positivos. Através de uma boa apresentação, podemos diferenciar uma empresa amadora de uma de grande porte profissional.

Além disso, a qualidade de uma exposição é capaz de vender ou não uma ideia, de encantar ou fazer dormir os que a assistem.

Muitos fatores são importantes para conquistar a audiência em uma apresentação, como a preparação de quem vai apresentar ou a qualidade do material exibido.

Para ajudar nessa missão, vamos falar sobre a importância de uma exposição adequada e mostrar passos para você estruturar uma apresentação da melhor maneira possível. Confira!

A importância de uma boa apresentação

A apresentação é uma excelente forma de expressar pontos de vista. O impacto dela é bem maior que um relatório enviado por e-mail, por exemplo. Através de uma apresentação bem feita, é possível exibir resultados, convencer sobre uma ideia e demonstrar profissionalismo.

Mas para que a exposição seja eficiente, muitos são os fatores que precisam ser considerados, como a própria preparação do profissional e o visual do material. Inclusive, hoje em dia, há uma tendência crescente de contratar empresas de apresentações.

Sabendo disso tudo, não deixe de acompanhar, a seguir, as dicas que temos para você estruturar as suas exposições.

Como estruturar uma apresentação

Para montar uma apresentação da melhor maneira possível, existem alguns passos que devem ser realizados. Confira os 5 passos que preparamos para você:

1. Faça um planejamento

O primeiro passo para estruturar uma ótima apresentação é planejar. O planejamento é fundamental para alcançar o sucesso e evitar que a apresentação seja um desastre.

Com base em um plano, você poderá preparar apresentações de acordo com cada ocasião.

Para montar o seu planejamento, saiba qual assunto vai apresentar, em que local, quando e qual o tempo de duração da exposição. Conheça também o público, além do objetivo pretendido.

2. Divida a apresentação em partes

Para que a sua apresentação não se torne cansativa e seja capaz de atrair a atenção dos ouvintes e fazer com que eles compreendam melhor o que você deseja transmitir, divida-a em partes.

É muito importante separar a exposição em capítulos ou partes, como introdução, desenvolvimento e conclusão. Dessa forma, você pode indicar, logo no começo, o que as pessoas poderão ver durante a apresentação, além de conseguir guiar melhor a sua fala. Você pode usar tópicos e subtópicos, se necessário.

3. Utilize os slides como apoio

Os slides devem ser utilizados para fortalecer o que você diz durante a apresentação, e não para repetir informações já ditas. Caso precise de apoio para lembrar de tudo o que precisa ser falado, utilize fichas de papel.

4. Tenha cuidado com o visual

O visual é uma das principais diferenças entre uma apresentação amadora e uma profissional. Os seus slides devem ter um padrão, com cores relacionadas ao tema da apresentação ou à sua empresa.

Simplicidade é fundamental. Não encha os slides com textos enormes, pois isso dificulta a leitura pelos espectadores, além de causar cansaço. Ao utilizar fotos, tenha cuidado. Prefira sempre as de alta qualidade profissional.

5. Conte uma história

Uma das melhores formas de conquistar a atenção do público é através do storytelling, ou seja, a ação de contar histórias.

As pessoas gostam de histórias bem contadas. Essa é uma excelente forma de ilustrar situações e fazer o público se colocar no lugar do personagem, facilitando a compreensão. Através de exemplos e fatos, é bem mais fácil transmitir a mensagem que se deseja.

Hoje, você viu 5 passos que permitem a você estruturar uma apresentação da melhor possível. Siga as dicas e tenha certeza de que as suas apresentações vão causar um grande impacto positivo em quem as estiver assistindo!

Gostou do post? Então nos siga no LinkedIn e no Facebook e acompanhe mais dicas para criar apresentações incríveis!