O que caracteriza uma apresentação de alto impacto?

Você já ouviu falar em apresentação de alto impacto? Elas vão muito além de uma simples apresentação de slides, criadas em softwares como o Powerpoint, e podem se tornar um diferencial, seja para apresentar um trabalho na faculdade ou impressionar clientes ou chefias nas empresas.

Trabalhando com as apresentações profissionais de alto impacto, você terá muito mais chances de alcançar seu objetivo. Porém, agora você deve estar se perguntando: o que é, de fato, uma apresentação de alto impacto?

Pensando nisso, elaboramos uma lista com as características que não podem faltar nesse tipo de apresentação. Não deixe de conferir!

1. Design estratégico

As apresentações de alto impacto têm um design que vai além de um template pronto personalizado nos softwares gratuitos. Isso porque uma apresentação desse porte precisa ser planejada por um designer, que a faz a partir de um estudo minucioso para a criação da arte.

Para o desenvolvimento do layout dos slides, é necessário conhecer o público-alvo da apresentação, o local onde ela será realizada, o perfil do apresentador ou palestrante, etc. Tudo isso contribui para que o design se torne algo estratégico.

2. Psicologia das cores

A psicologia das cores é uma área dos estudos psicológicos que muito contribui para o marketing e o design. Trata-se de uma técnica em que as cores trabalhadas em uma peça publicitária ou em uma apresentação de alto impacto ajudem a persuadir o público.

Cores como o vermelho e o amarelo, quando combinadas, têm o poder de despertar a fome, enquanto o azul e o verde claro tendem a acalmar as pessoas, por exemplo. Tudo isso pode ajudar no momento da elaboração de uma apresentação de alto impacto que gere resultados.

3. Elementos visuais diferenciados

Além das cores, outros elementos visuais podem ser trabalhados para garantir que uma apresentação de slides gere impacto para as pessoas que a assistem. Trabalhar com gráficos, infográficos, mapas, fotos e outros tipos de imagens também podem ajudar.

Sabe aquele ditado que diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Ele pode se aplicar muito bem a uma apresentação, que pode substituir grandes textos por uma imagem ilustrativa e, assim, causar muito mais impacto.

4. Aposte na interatividade

Para tornar a sua apresentação mais interessante, é importante apostar na interatividade, fazendo com que o público presente possa ser ativo durante o seu discurso.

Uma ideia interessante para incentivar a interatividade é inserir QR Codes nos slides, de modo que o público possa scanear os códigos com seus celulares e ter acesso a mais conteúdos relacionados àquilo que você está falando.

5. Trabalhe com textos persuasivos

Os textos também são parte importante em uma apresentação de alto impacto e devem ser rápidos, diretos e persuasivos. Por isso, evite o “textão” ou cópias da internet e disponha o texto em tópicos breves.

Além disso, você pode desenvolver o texto de modo que eles gerem gatilhos mentais, fazendo com que as pessoas presentes reflitam sobre aquilo que está sendo dito.

Ficou com alguma dúvida sobre o que caracteriza uma apresentação de alto impacto? Deixe um comentário e responderemos o mais breve possível.