Quer falar bem em público? Veja 4 livros que podem te ajudar

Falar em público é um medo que atinge muitas pessoas. Só de pensar em fazer um discurso ou uma apresentação, alguns profissionais ficam ansiosos e temem não conseguir. Por outro lado, outras pessoas não veem problemas nisso, mas acham que não têm o dom da oratória e não são capazes de fazer uma apresentação que convença e atraia a atenção dos expectadores.

Pensando nessas dificuldades, preparamos o post de hoje com dicas de 4 livros que podem ajudar a driblar o receio e falar bem em público. Acompanhe!

1. Como Falar Bem e Sem Inibições — Reinaldo Polito

Este livro é um grande sucesso nessa temática e não é à toa que já está em sua 111ª edição. Nele, o autor dá várias dicas e passo a passos em linguagem simples e muito didática. Por contar com décadas de experiência como mentor de executivos e profissionais liberais que precisam treinar a oratória, o autor coloca suas valiosas lições no papel e instrui o leitor a se comunicar com técnica e confiança.

O livro acompanha, ainda, um CD de áudio com discursos famosos fazendo com que as lições teóricas sejam vistas na prática e o aprendizado flua de maneira mais instintiva.

2. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção — Antônio Abreu

Esta obra é indicada em vários cursos, como Direito, Administração e Psicologia. O autor aborda o conteúdo de forma pedagógica e aplicável à realidade de qualquer profissional que deseja melhorar seus relacionamentos, capacidade de resolução de conflitos, criatividade e habilidade para trabalhar em equipe.

Segundo o autor, um dos pilares de uma boa oratória é, justamente, saber persuadir por meio de argumentos e fundamentos concretos sobre o que está sendo dito. Um discurso sem princípio, meio e fim certamente deixará os ouvintes perdidos e desinteressados. A proposta do livro é fazer o leitor entender que o primeiro passo para falar bem em público é dominar, mesmo que em linhas gerais, as teorias da argumentação.

3. Boas Apresentações Vendem Ideias — Carlos Debastiani

O livro de Carlos Debastiani é imperdível para todos aqueles que desejam fazer apresentações extraordinárias e encantar o público. O autor ensina várias técnicas de como preparar trabalhos com slides, recursos audiovisuais e textos interessantes para que os expectadores se mantenham estimulados e respondam com um feedback positivo ao que está sendo proposto.

A linguagem é muito clara e acessível: a leitura é ainda mais agradável porque o livro é repleto de ilustrações explicativas. Além disso, cita dicas de especialistas em comunicação de todo o mundo que desvendam os detalhes para que você fuja de apresentações chatas no trabalho.

4. História Universal da Eloquência — Hélio Sodré

Um pouco diferente dos demais livros citados, essa obra é para todos aqueles curiosos sobre os discursos feitos pelos grandes oradores da história. Como eles conseguiram cativar multidões com suas palavras, gestos e expressões faciais? Qual é o segredo por trás de um orador extraordinário?

Para quem gosta de história e quer entender melhor a arte da palavra, este livro é uma deliciosa viagem ao passado quando notáveis personalidades políticas sensibilizaram os ideais e os corações de milhares de pessoas. Vai ser difícil não se apaixonar e se inspirar nos talentos de tantos mestres! O autor também nos ensina que a eloquência não deve ser vista como uma arte decadente, mas sim como ainda atual e prestigiada em nossos tempos.

Comunicar-se de forma fluida e conseguir passar uma história envolvente àqueles que nos ouvem é um grande diferencial no mercado de trabalho. Falar bem em público é um desafio incessante, pois essa habilidade muitas vezes não é natural e deve ser aprimorada e adequada a diversas situações com as quais nos deparamos. Mas não desanime: com treino, percepção e dedicação será possível alcançar ótimos resultados e fazer apresentações surpreendentes!

Gostou de nosso post? Já está pronto para a leitura? Agora só falta compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais para que eles também aproveitem as dicas!